19 out Endocrinologista: quando e por que procurar?
Quem nos acompanha já sabe que a fundadora e CEO da clínica Almaaz é uma das nossas endocrinologistas, a Fernanda Pedrosa. Mas temos certeza que essa é uma especialidade que poucos conhecem profundamente.
Pensando nisso, separamos esse texto para tirar todas as suas dúvidas, começando pela explicação sobre o que um endocrinologista faz e até mesmo o porquê e quando procurar um médico dessa área. Continue a leitura!
O que faz um endocrinologista?
O endocrinologista é o médico responsável por avaliar todo o sistema endócrino, que é o sistema do corpo relacionado com a produção de hormônios. E sim, são muitos hormônios, cerca de 50 tipos, como o TSH, T3, T4, testosterona, estrógeno, cortisol, GH, insulina, e cada um com a sua respectiva responsabilidade, desde o crescimento e metabolismo até sexualidade e muitos outros.
Quando devo procurar um endocrinologista?
Pode ser interessante consultar o endocrinologista quando existem sinais que fazem suspeitar de alguma alteração na produção de hormônios, como dificuldade para perder peso, ganho de peso fácil, excesso de pelos em mulheres e crescimento das mamas em meninos, por exemplo.
As causas mais comuns que nossos pacientes nos procuram, são:
- Dificuldade para perder peso;
- Ganho de peso muito rápido;
- Cansaço excessivo;
- Alterações no ciclo menstrual;
- Atraso na puberdade e puberdade precoce;
- Aumento da tireoide;
- Excesso de pelos nas mulheres;
- Crescimento das mamas nos meninos;
- Sinais e sintomas de andropausa e menopausa;
- Presença de sintomas relacionados com a diabetes como sede excessiva e aumento da vontade para urinar.
Mas é importante ressaltar que, assim como dissemos anteriormente, nosso sistema endócrino é formado por muitos hormônios com diversas responsabilidades. Mas, infelizmente, quando percebemos alguma coisa diferente no nosso corpo, raramente vamos até um endocrinologista. É por isso que muita gente fica frustrada quando tem acompanhamento nutricional, mas não emagrece, ou quando treina bastante, mas não vê o crescimento muscular.
Portanto, visitar o endocrinologista deveria ser tão rotineiro quanto aquele check-up médico que fazemos todo ano. Dessa forma, avaliamos se o nosso sistema endócrino está funcionando da forma correta e também colocamos nossos hormônios ao nosso favor para garantir os resultados que procuramos.
Que doenças cuida o endocrinologista
O endocrinologista pode ajudar no tratamento de diversas doenças, como:
- Distúrbios da tireoide;
- Diabetes;
- Hirsutismo, que é uma alteração hormonal que pode acontecer nas mulheres devido ao aumento da concentração no sangue de testosterona ou diminuição da produção de estrogênio e que pode resultar no aparecimento de pelo em locais em que normalmente não há, como peito, rosto e barriga, por exemplo;
- Obesidade;
- Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP);
- Síndrome de Cushing, que é uma doença hormonal caracterizada pelo aumento da quantidade de cortisol circulante no sangue, resultando no ganho de peso rápido e acúmulo de gordura na região abdominal.
- Alterações no crescimento.
O endocrinologista pode ainda ajudar a aliviar os sintomas da menopausa. Isso porque ao avaliar os níveis dos hormônios estrogênio, progesterona e testosterona no sangue da mulher, pode indicar a terapia de reposição hormonal mais indicada para aliviar os sintomas.
Na presença deste tipo de sintomas, o endocrinologista irá fazer uma avaliação do estado geral de saúde e poderá indicar a realização de exames de sangue com o objetivo de verificar os níveis de diferentes hormônios no sangue.
E aí? Ficou com alguma dúvida? Acesse nosso instagram, ou comente aqui embaixo. Ficaremos felizes em te ajudar.