fbpx

Exercícios físicos: qual a melhor escolha para emagrecimento e ganho de massa magra?

Exercícios físicos: qual a melhor escolha para emagrecimento e ganho de massa magra?

Você deve ter escutado que para emagrecer ou ficar mais saudável é necessário fazer treinos aeróbicos até o corpo não aguentar mais, certo? Não é bem assim.

Fazer exercício físico é sim fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida, mas apenas um tipo de prática em somente alguns dias por semana não é o suficiente. Inclusive, de acordo com American College of Sports Medicine (ACSM), é recomendado que toda população faça exercícios físicos aeróbicos de 30 minutos pelo menos cinco vezes por semana, juntamente com um treino de resistência e treinamentos de flexibilidade ao menos duas vezes por semana.

Quando falamos de treinamentos físicos, podemos classificá-los em duas principais modalidades: o treino aeróbio e o anaeróbio. O treino aeróbio é aquele que possui uma duração longa, de baixa ou moderada intensidade e costuma ser mais prolongado. Nele, utilizamos mais nossos sistemas cardiorrespiratório, vascular e metabólico, como as corridas, ciclismo e natação.

Já o treino anaeróbio é um exercício de força que exige a contração muscular contra uma resistência, tem uma intensidade mais alta e possui curta duração., como a própria musculação.

O treino aeróbico, por seu viés mais voltado para o uso de oxigênio, exige que nosso corpo trabalhe mais naquele momento em que o praticamos. Ou seja, você entra em um processo de gasto calórico enquanto está correndo, nadando, ou andando de bicicleta. O que é ótimo para o seu sistema cardiovascular, liberação de endorfina e oxidação da gordura. Mas existe um ponto crucial no treino anaeróbio que o aeróbio não possui: o gasto energético após a prática, o famoso EPOC.

Quando o treino anaeróbio é feito em alta intensidade, ele não somente vai garantir uma perda calórica maior durante a prática, mas enquanto o seu corpo estiver descansando, o gasto continua, o aumento de massa muscular acontece e, consequentemente você tem um aumento do metabolismo basal. Ou seja, a união das duas modalidades trará o resultado ideal: gasto calórico + ganho de massa magra.



×