fbpx

Quebra de expectativa e abandono do tratamento de obesidades

Quebra de expectativa e abandono do tratamento de obesidades

Você sabia que a causa mais comum de abandono de tratamentos para obesidade é simplesmente a quebra de expectativas?

A maioria dos pacientes, ao verem que o resultado que tiveram com o tratamento não é igual àquilo que queriam, eles simplesmente param o tratamento por completo.

Mas será que todas essas vezes o resultado foi ruim, ou muitas vezes o problema foi só ter colocado uma expectativa muito alta e até mesmo acima do que é biologicamente possível?

É muito comum eu receber pacientes que querem perder peso muito rápido, ou retornar ao peso que tinha há 20 anos atrás. Porém, muitas vezes, a própria biologia do controle do peso faz com que a realidade seja diferente.

A perda de peso nunca é linear. Sempre vamos perder mais peso no início de uma intervenção do que nos meses seguintes, mas não podemos ficar comparando resultados de amigos/parentes e muito menos com nós mesmos há tanto tempo atrás sem levar em consideração as diferenças e os contextos.

Para você ter tranquilidade e saúde em um processo de perda de peso, você precisa ter formas objetivas de medir seu sucesso e não se deixar levar apenas por expectativas baseadas em fantasias.

Se isso não for feito, o efeito sanfona vai sempre aparecer, gerando frustração e ainda consequências físicas e psicológicas.

Vamos parar para pensar um pouquinho: o tratamento realmente não está funcionando ou é você que está criando expectativas irreais?



×