03 maio A influencia das redes sociais no seu sono
Deixa eu adivinhar: você deita na cama no horário certo, mas fica enrolando e às vezes nem se quer consegue dormir direito? Talvez você até tome algum medicamento para te ajudar a dormir melhor, mas mesmo assim demora a dormir, não é mesmo? Vamos falar um pouquinho sobre o que pode estar te impedindo de dormir bem. Estamos falando delas: as redes sociais.
A gente sabe que elas se tornaram uma parte tão grande das nossas vidas que é difícil imaginar viver sem elas. Mas, sim, elas podem ser as grandes culpadas pela sua falta de sono de qualidade.
Muitos estudos já trouxeram a relação entre o uso de dispositivos eletrônicos e o sono. Alguns dizem que a luz azul emitida pelas telas pode afetar nosso ritmo circadiano e suprimir a produção de melatonina, o hormônio que nos ajuda a dormir.
Quando usamos constantemente as redes sociais antes de dormir, também estamos nos expondo a estímulos que, muitas vezes, são ruins, como a comparação social. O que também pode causar estresse e ansiedade.
Mas oh, um jeito fácil de evitar que as redes sociais afetem o seu sono é estabelecendo limites e criando uma rotina noturna.
Então, vamos te propor um desafio: durante 15 dias, tente evitar os dispositivos eletrônicos ao menos 1 hora antes de dormir e crie uma rotina noturna agradável. Você pode tomar um banho quente, ler um livro, meditar… E tente também somente deitar na cama quando, de fato, você for dormir. Assim seu corpo vai entender a sua rotina e, mais do que isso, vai entender que, quando a gente deita na cama, é hora de relaxar.
As redes sociais podem ter um impacto negativo no sono e na saúde mental, mas isso pode ser evitado com hábitos saudáveis e limites estabelecidos. Ao se desconectar antes de dormir, praticar atividades relaxantes e cuidar de si mesmo, é possível garantir uma boa noite de sono e uma vida mais saudável.