02 nov Nutricionista e nutrólogo: quais as diferenças?
Hoje em dia, as pessoas estão muito mais preocupadas em manter um estilo de vida saudável, principalmente no que tange a alimentação. Seja para perda de gordura ou para o ganho de massa magra, a alimentação é e sempre será um grande alicerce para conquistarmos nossos objetivos.
Mas atualmente também temos acesso a diversas informações, inclusive àquelas erradas. Nas redes sociais, muitos se auto intitulam “especialistas”, oferecendo dicas e até mesmo dietas milagrosas. Na nossa opinião, isso é um perigo.
Então, se você está querendo manter um estilo de vida mais saudável e ainda tem dúvidas sobre qual profissional escolher, trouxemos aqui dois dos principais que cuidam dessa área: o nutricionista e o nutrólogo. Vem conhecer as características de cada um.
Qual a diferença entre um nutricionista e um nutrólogo?
Se você tem essa dúvida, não precisa se preocupar. Grande parte da população tem a mesma pergunta. Isso porque ambos trabalham com nutrientes, podem fazer diagnósticos e terão substâncias nutritivas como um alicerce aos tratamentos.
Porém, o nutrólogo é formado em Medicina, com especialização em Nutrologia. Ou seja, ele teve aulas como, anatomia, patologia e farmacologia que o deixam apto para entender assuntos relacionados a distúrbios alimentares e a influência dos alimentos nele.
Já o nutricionista é um profissional formado em Nutrição e estudou com profundidade todos os aspectos relacionados à alimentação e suas consequências. Assim como o médico, ele também pode fazer especializações.
Entendendo um pouco mais sobre o nutricionista
A especialidade deste profissional, a nutrição, é uma ciência que impacta as pessoas de muitas formas e pode ser executada também em muitas situações, desde alimentação coletiva em creches, hotéis e indústrias, a atendimentos individuais em clínicas, hospitais e consultórios.
Além disso, o nutricionista também pode focar em atender atletas e fisiculturistas, na saúde pública, como na vigilância sanitária, pesquisas acadêmicas e até dar aulas sobre o tema.
Por não conter formação em medicina, o nutricionista não pode receitar remédios, mas ele está apto a prescrever fórmulas, suplementos e fitoterápicos. Por isso, é comum existirem solicitações de manipulados que ajudam, por exemplo, na perda de gordura e no ganho de músculos.
Além disso, apenas o nutricionista pode prescrever, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos. Isso inclusive está em legislação, na Lei nº 8.234/91.
Durante a graduação de Nutrição, o profissional adquire conhecimentos aprofundados, que o levam a compreender todos os aspectos relacionados a uma dieta. Essas noções envolvem aspectos como:
- palatabilidade dos alimentos,
- conhecimento sobre formas de preparos de refeições,
- receitas e técnicas que facilitem a execução da dieta, entre outras particularidades.
A formação também propicia ao nutricionista a habilidade para criar dietas mais personalizadas, seguindo necessidades e preferências individuais.
Entendendo um pouco mais sobre o nutrólogo
Como dito anteriormente, o nutrólogo é um médico especializado, que faz diagnósticos e tratamentos usando os nutrientes. Sua atuação é mais restrita, focando mais em descobrir doenças nutricionais, como diabetes, hipertensão e obesidade, e identificar maus hábitos alimentares e orientar o paciente.
Como médico, o nutrólogo tem a responsabilidade de receitar remédios ao notar qualquer patologia do paciente, mas conforme mencionado acima, o nutrólogo não é permitido prescrever dietas para emagrecimento, apenas quando existem patologias sérias.
Um trabalho em dupla
Bem, como você viu, a diferença entre nutricionista e nutrólogo é grande. Os dois profissionais têm seu grau de importância e podem trabalhar juntos ao tratar um paciente.
Gostou de entender um pouco mais desse universo?