Você sabe quando procurar um psiquiatra?

Quando nós estamos com alguma doença física é bem fácil saber o momento de procurar ajuda médica, não é mesmo? Se temos dores nos ossos, procuramos o ortopedista, se o problema são os hormônios, vamos ao médico endócrino, e se temos tonturas, vamos ao neurologista.

No entanto, quando se trata de saúde mental geralmente isso não acontece, pois esse aspecto da saúde humana não recebe a mesma atenção. Isso porque, na grande maioria dos casos, as doenças mentais são confundidas com cansaço ou apenas insatisfação.

Porém, as doenças mentais, da mesma forma que as físicas, precisam de tratamento e acompanhamento médico para serem curadas. E, para que isso aconteça, a pessoa deve procurar um psiquiatra.

Pensando nisso, fizemos esse artigo para te explicar o momento de procurar um psiquiatra. Boa leitura!

O que um psiquiatra faz?

O psiquiatra é um profissional graduado em medicina e com residência ou especialização em psiquiatria, e é responsável por diagnosticar e tratar todas as questões de ordem mental.

As doenças ou transtornos mentais consistem em uma alteração, que pode ser intelectual, emocional e/ou comportamental, que acaba dificultando a interação do paciente com a sociedade que ele vive.

Existe uma variedade muito grande de doenças mentais que precisam de tratamento com um psiquiatra, como a ansiedade, a depressão, esquizofrenia, transtornos alimentares, estresse pós traumático, Transtorno bipolar, Transtorno obsessivo compulsivo (TOC); Síndrome de burnout, entre outros.

Saiba quando procurar um Psiquiatra

Hoje em dia, devido a nossa rotina sempre corrida e atribulada, seja no trabalho ou na vida pessoal, as pessoas estão cada vez mais propícias a desenvolverem ansiedade e estresse. Ainda mais com a pandemia do Covid-19, o medo e a necessidade do afastamento trouxeram à tona diversos sentimentos.

Isso é tão grave que a própria Associação Brasileira de Psiquiatria já divulgou dados informando que aproximadamente 30% dos brasileiros podem acabar desenvolvendo algum transtorno mental.

O pior é que muitos sintomas são confundidos e considerados “cansaço”, mas vão além disso e, se não forem tratados, as consequências podem ser severas. Veja só alguns fatores:

• Falta de apetite ou compulsão alimentar;
  • Apatia constante;
  • Tristeza profunda;
  • Irritação excessiva;
  • Tremores, suor e vertigens pertinentes;
  • Inquietação e dificuldade de concentração;
  • Insônia frequente.
  • Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia.

Como podemos ver, as questões que podem te levar a buscar um psiquiatra são bem amplas.

Então, não deixe de se atentar aos detalhes. O psiquiatra tem um papel importantíssimo na manutenção do bem-estar de milhares de pessoas e a saúde mental, quando levada a sério e bem tratada, promove uma vida melhor e mais leve.

Não negligencie a sua saúde mental e procure ajuda ao perceber os sinais.